ALFABETO
MÓVEL
PREPARAÇÃO E SUGESTÕES
O trabalho com
alfabeto-móvel é imprescindível no processo de alfabetização, é no jogo que o
aluno se apropria de forma prazerosa de diversas competências necessárias ao
seu desenvolvimento. Contudo deve-se saber utilizar desse material riquíssimo
para que produza efeitos. Algumas dicas abaixo para potencializar essa
atividade.
ü recorte
a folha das letras do alfabeto;
ü cole
numa folha de papel cartão;
ü espere
secar e impermeabilize com contact ou
passe uma camada fina de cola e deixe secar;
ü recorte;
ü no
verso de cada peça coloque o número do aluno;
ü para
guardar são muitas as possibilidades, em latas ou potes de margarina; pode-se
confeccionar sacolinhas de pano ou utilizar sacolinhas de plástico, aquelas
utilizadas em festas de aniversário;
ü colocar
o nome e número do aluno no pote ou sacolinha.
Utilizando a estratégia
acima o aluno não perderá suas peças, pois se cair será fácil identificar quem
é o dono, não misturando com as demais.
Há professoras que
trazem todas as peças misturadas, joga na mesa e o aluno tem que se virar para
encontrar as peças, gastando um tempo maior na atividade e não atingindo os
objetivos propostos.
Existem regras que
devem ser trabalhadas com os alunos para a utilização do jogo e uma delas é
cuidar de seu alfabeto com carinho, pois irão utilizar por muito tempo; se
encontrar pecinhas no chão, observar o número no verso e entregar ao dono;
atender as orientações dadas e procurar fazer o melhor.
O início do trabalho é
sempre com o aluno organizando seu jogo em ordem alfabética, existem vários
tipos de brincadeiras para incentivar o aluno a participar. Eis algumas:
Ditado-mudo – uma
criança vai a frente e imita um animal, após a descoberta cada aluno montará o
nome do animal e após a leitura quem descobriu será o próximo a fazer imitação.
ü Objeto
misterioso – pega-se um giz ou uma caneta grande. O aluno atribuirá um sentido
a ele, por exemplo pega-se um giz e pergunta-se:
-
O que é isso?
As
crianças obviamente responderão que é um giz. A professora então fará de conta
que está passando um batom com o giz e perguntará: - E agora, o que é? – quem
acertar virá a frente inventar um outro objeto com o giz, e assim por diante.
Sorteio mágico – em uma
caixa coloca-se as letras do alfabeto, pega-se uma letra qualquer e as crianças
ajudarão a construir uma lista de palavras, pode ser de nomes próprios, ou de
acordo com o tema que estiverem trabalhando.
Multiplicação de
palavras – pega-se a palavra-chave, preferencialmente relacionado ao tema do
dia, após a montagem da palavra guarda-se as letras que sobraram, as crianças
tentarão descobrir outras palavras com as letras da palavra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário