sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Alfabeto móvel - Estratégias

ALFABETO MÓVEL

PREPARAÇÃO E SUGESTÕES

O trabalho com alfabeto-móvel é imprescindível no processo de alfabetização, é no jogo que o aluno se apropria de forma prazerosa de diversas competências necessárias ao seu desenvolvimento. Contudo deve-se saber utilizar desse material riquíssimo para que produza efeitos. Algumas dicas abaixo para potencializar essa atividade.
ü recorte a folha das letras do alfabeto;
ü cole numa folha de papel cartão;
ü espere secar e impermeabilize  com contact ou passe uma camada fina de cola e deixe secar;
ü recorte;
ü no verso de cada peça coloque o número do aluno;
ü para guardar são muitas as possibilidades, em latas ou potes de margarina; pode-se confeccionar sacolinhas de pano ou utilizar sacolinhas de plástico, aquelas utilizadas em festas de aniversário;
ü colocar o nome e número do aluno no pote ou sacolinha.

Utilizando a estratégia acima o aluno não perderá suas peças, pois se cair será fácil identificar quem é o dono, não misturando com as demais.
Há professoras que trazem todas as peças misturadas, joga na mesa e o aluno tem que se virar para encontrar as peças, gastando um tempo maior na atividade e não atingindo os objetivos propostos.
Existem regras que devem ser trabalhadas com os alunos para a utilização do jogo e uma delas é cuidar de seu alfabeto com carinho, pois irão utilizar por muito tempo; se encontrar pecinhas no chão, observar o número no verso e entregar ao dono; atender as orientações dadas e procurar fazer o melhor.
O início do trabalho é sempre com o aluno organizando seu jogo em ordem alfabética, existem vários tipos de brincadeiras para incentivar o aluno a participar. Eis algumas:

Ditado-mudo – uma criança vai a frente e imita um animal, após a descoberta cada aluno montará o nome do animal e após a leitura quem descobriu será o próximo a fazer imitação.

ü Objeto misterioso – pega-se um giz ou uma caneta grande. O aluno atribuirá um sentido a ele, por exemplo pega-se um giz e pergunta-se:
- O que é isso?
As crianças obviamente responderão que é um giz. A professora então fará de conta que está passando um batom com o giz e perguntará: - E agora, o que é? – quem acertar virá a frente inventar um outro objeto com o giz, e assim por diante.

Sorteio mágico – em uma caixa coloca-se as letras do alfabeto, pega-se uma letra qualquer e as crianças ajudarão a construir uma lista de palavras, pode ser de nomes próprios, ou de acordo com o tema que estiverem trabalhando.

Multiplicação de palavras – pega-se a palavra-chave, preferencialmente relacionado ao tema do dia, após a montagem da palavra guarda-se as letras que sobraram, as crianças tentarão descobrir outras palavras com as letras da palavra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário