terça-feira, 19 de julho de 2011

A caixa Maluca

Essas atividades foram pensadas e elaboradas com a ajuda da professora Luciana Rosa.

1º momento – instigando a curiosidade
A professora levará uma caixa decorada com um ponto de interrogação e perguntará o que será que pode ter aqui dentro?
As crianças verbalizarão as hipóteses, que serão redigidas na lousa, gerando uma lista coletiva.




2º momento (1º e 2º passos – explorando o título, levantamento de hipóteses)
Apresentação do livro – coloca-se o título na lousa.
(o professor divide a lousa e faz as perguntas elencadas abaixo, as hipóteses dos alunos serão colocadas na lousa, o aluno não precisa escrever essa parte, apenas participar)

a) Qual será o assunto desse livro?
b) Que tipo de livro é esse? Serão poesias? Lendas, contos de fada, receitas, informativo, conto infantil, h.q.?
c) Quais personagens participam da história?
d) Onde acontecem os eventos?
e) Quando acontece?

3º momento (3º passo - oferecer pistas do que será lido)
Antes de iniciar a leitura, o professor pode dar pistas do que será lido, orientando a atenção do aluno para algum ponto do texto: “A caixa maluca será disputada por vários personagens, preste atenção nos motivos que cada um apresenta para ficar com a caixa”.

4º momento (4º e 5º passo - leitura realizada pelo aluno - tentativa de atribuir sentido ao texto)
Será feita a leitura das ilustrações do livro com a ajuda dos alunos, buscando a compreensão do que será lido, pedindo aos alunos que observem e comentem as expressões de cada animal. O que será que ele está sentindo?

5º momento (6º passo- leitura pelo professor)
A professora fará a leitura confrontando as hipóteses (2º momento)
Ao final a caixa será aberta e conterá balas a serem distribuídas aos alunos.



6º momento (atividades diversas)

Matemática

Quem você acha que devia ficar com a caixa?
Utilizando a caixa surpresa, entregar alguns papéis e fazer a votação de qual animal as crianças gostariam que tivesse ficado com a caixa.
Somar os dados, fazer um gráfico e posteriormente uma tabela de votação.
Através da tabela e gráficos eles irão responder as seguintes perguntas:
a) Qual o animal mais votado?
b) Qual foi o menos votado?
c) Quantos votos o macaco teve a mais que o sapo?




Dramatização - Sugestões - os nomes dos animais estarão escritos em uma ficha e cada aluno pegará um que queira representar. Outra sugestão é confeccionar a máscara dos bichos. Para narrar a história pode ser o professor, ou escolher dois ou três alunos.

Arte com textos – Identificaremos os momentos mais importantes da história.
Será entregue uma folha de papel sulfite, que será dividido pelo aluno em quatro partes. Espera-se que o aluno perceba a seqüência dos acontecimentos, e transporte isso para o papel. A professora incentivará que cada aluno coloque ao menos uma frase em cada quadrinho.





Salada de sílabas
Lista de nomes a serem organizados.

Sapo
Papagaio
Tucano
Jabuti
Leão
Macaco
Galo
Tatu
Pavão
Gato
Paca
Pica-pau
Pato
Jacaré
Leão



3 - QUAIS ANIMAIS QUE :
BOTAM OVOS (OVÍPAROS)- ______________________

____________________________________________

NÃO BOTAM OVOS (MAMÍFEROS) - ______________

______________________________________________
3. ESCOLHA UM DOS ANIMAIS DO CAÇA-PALAVRAS E ESCREVA O QUE VOCÊ SABE SOBRE ELE:


ANIMAL QUE ESCOLHI


_________________________________
_________________________________
_________________________________
_________________________________
_________________________________
_________________________________
_________________________________
_________________________________



• Atividade de leitura – pintura dos animais que estão na lista.
Faça a lista dos animais no seu caderno e separe em sílabas.
Escolha 4 animais e forme frases.




Circule todos os animais que aparecem no texto abaixo. Escreva em seu caderno as palavras que você circulou e separe-as em sílabas.

UM DIA, LÁ DO CÉU...BUM!
CAIU UMA CAIXA NO MATO.
O SAPO VIU E FALOU:
_ UMA CAIXA NO MATO? TÁ NO PAPO. E PULOU ATÉ LÁ, RÁPIDO.
LOGO VEIO O PAPAGAIO, O TUCANO, O JABUTI E O LEÃO.
VEIO O MACACO, VEIO O GALO, O TATU E O PAVÃO.
E TODA A MATA FICOU NUM VAIVÉM ADOIDADO.
MUITO GATO, MUITA PACA, MUITO PICA-PAU, MUITO PATO...

PARA ENCERRAR AS ATIVIDADES COM O LIVRO PODE-SE PEDIR AO ALUNO UMA REESCRITA DA HISTÓRIA.

3 comentários:

Produção de texto