Trabalho com panfleto de
legumes ( esse panfleto pode-se pegar no mercado da região, um para cada aluno e que tenham legumes e verduras)
Após a entrega do panfleto para os alunos, elaborar perguntas tais como:
Quem fez?
Por quê?
Para quê?
Para quem?
Quais ingredientes você
utilizaria para fazer uma sopa?
Recorte as figuras, separando as
frutas, as verduras e os legumes.
Discussão sobre peso e preço dos alimentos.
Audição e leitura da
música “A sopa”, de Sandra Peres:
A SOPA
SANDRA PERES
Que que tem na sopa do neném?
Que que tem na sopa do neném?
Será que tem espinafre
será que tem tomate?
Será que tem feijão
será que tem agrião
É um é dois é três!
Que que tem na sopa do neném?
Que que tem na sopa do neném?
Será que tem farinha
será que tem balinha?
Será que tem macarrão
será que tem caminhão?
É um é dois é três!
Que que tem na sopa do neném?
Que que tem na sopa do neném?
Será que tem rabanete
será que tem sorvete?
Será que tem berinjela
será que tem panela?
É um é dois é três!
Que que tem na sopa do neném?
Que que tem na sopa do neném?
Será que tem mandioca
será que tem minhoca?
Será que tem jacaré
será que tem chulé?
É um é dois é três!
Que que tem na sopa do neném?
Que que tem na sopa do neném?
Será que tem alho poró
será que tem sabão em pó?
Será que tem repolho
será que tem piolho?
É um é dois é três!
Que que tem na sopa do neném?
ESTUDO DO TEXTO
Que tipo de texto é esse?Qual o título?
E o nome do autor?
Para quem se destina esse texto?
Qual sua função?
Circule todas as palavras que você conhece e escreva-as no
caderno.
Das coisas que estão na música, tem umas que vão na sopa do
neném e outras que não vão. Vamos fazer uma lista do que vai na sopa do neném e
outra do que não vai.
TAREFA - Pergunte para a cozinheira da casa como se faz uma sopa,
depois escreva 10 ingredientes que são utilizados para fazê-la.
- Alfabeto móvel – lista dos ingredientes da sopa do neném (ideal
para o nível pré-silábico).
Observação – todas as fichas devem ser muito exploradas, colocando as palavras em ordem alfabética,
separando as palavras em letras e sílabas, na formação de frases coletivas ou individuais.
Audição da música: a sopa.
Leia com atenção esse trecho da música e perceba os sons.
“Que que tem na sopa do neném?
Que que tem na sopa do neném?
Será que tem espinafre será que tem tomate?
Será que tem feijão será que tem agrião
É um é dois é três!”
Circule as palavras que rimam.
Palavras que rimam com:
Agrião-
Farinha-
Alho-
Rabanete-
Estudo da palavra: RABANETE
1ª letra –
Última letra –
Quantas
letras?
Quantas
sílabas?
Quais vogais?
Quais
consoantes?
A LETRA R, TIPOS DE LETRA, NOME E SOM.(é papel do professor ensinar ao aluno como se escreve as letras, nesse caso a letra R maiúscula e minúscula, tanto na letra de forma, como na cursiva, também o nome da letra, ela se chama "erre", porém o seu som é "rrrrrr"- é importante explorar junto aos alunos que estão em fase de alfabetização o som das letras)
Se juntarmos o som do "rrrr" com o som da letra "a", vai virar "ra" que dá para escrever qual palavra? (os alunos devem ser instigados a participar da aula dando as respostas e ajudando a professora a escrever na lousa - ditando as letras da palavra para a professora)
(Sugestão de figuras: berinjela, abóbora, pimentão e
cebola)
Coloque as palavras em ordem alfabética.
Escolha duas figuras e forme frases.
DISCUSSÃO SOBRE O QUE É HORTA
(TERRENO ONDE SE CULTIVAM VERDURAS) E POMAR (LUGAR ONDE SE PLANTAM
ÁRVORES FRUTÍFERAS).
Salada de sílabas: O QUE TEM NA SOPA DO NENÉM? DESCUBRA.
TO
|
MA
|
Te
|
la
|
ES
|
Pi
|
NA
|
FRE
|
RE
|
PO
|
LHO
|
A
|
lo
|
MAN
|
DI
|
O
|
CA
|
RA
|
BA
|
NE
|
TOMATE -
ESPINAFRE - REPOLHO
- ALHO - MANDIOCA - RABANETE
- .
Para colar:
TOMATE - MANDIOCA –
ESPINAFRE - REPOLHO
LEIA COM ATENÇÃO:
“Que que tem na sopa do neném?
Que que tem na sopa do neném?
Será que tem rabanete será que tem sorvete?
Será que tem berinjela será que tem panela?
É um é dois é três!”
*CIRCULE AS RIMAS E ESCREVA-AS NO
CADERNO.
*observe bem a letra da música
Que que tem na sopa do neném?
Que que tem na sopa do neném?
Será que tem mandioca será que tem minhoca?
Será que tem jacaré será que tem chulé?
É um é dois é três!
*CIRCULE O QUE NÃO TEM NA SOPA DO NENÉM.
*VAMOS REESCREVER UMA ESTROFE DA MÚSICA TROCANDO O NENÉM E AS
COISAS QUE TEM NA SOPA.
Que que tem na sopa do __________________?
Que que tem na sopa do ___________________?
Será que tem _____________ será que tem _______________?
Será que tem _______________ será que tem ______________?
É um é dois é três!
Matemática
Pense bem
1- SEU FRANCISCO MORA
NO SÍTIO PRIMAVERA
E RESOLVEU FAZER
UMA HORTA. NESSA
HORTA ELE FEZ
VÁRIOS CANTEIROS. LEIA A TABELA E
RESPONDA AS PERGUNTAS.
Canteiros
|
Quantidade
|
RABANETE
|
3
|
PEPINO
|
4
|
CEBOLINHA
|
5
|
ALMEIRÃO
|
1
|
a) O QUE
MAIS TEM NA HORTA DO SEU FRANCISCO?____________
b) QUANTOS
CANTEIROS SEU JOAQUIM FEZ DE PEPINO? ____________________
c) E DE RABANETE?____________________
d) QUAL A
QUANTIDADE DE CANTEIROS QUE ELE FEZ?____________________
DESENHE A HORTA DE SEU FRANCISCO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário