HEC - Horas de estudo em Conjunto - 29/10/2009
Socialização de saberes interna – experiências bem sucedidas
Professora - Nádia Maria Julian
Público-alvo - alunos não alfabetizados
ESTUDO DA PALAVRA VIVA
Justificativa
No início do ano nossa sala tinha muitos alunos não alfabetizados, mas havia um aluno que não conseguia entender o estudo da palavra, tinha muitas dificuldades em compreender qual era a palavra a ser estudada, o que era o começo ou o fim da palavra, não conseguia abstrair, então coloquei no concreto, chamei alunos para que representassem a palavra a ser estudada, mostrei que quando lemos há uma direção, o aluno conseguiu entender muito mais desse jeito, conseguindo localizar o início e o fim da palavra.
Atualmente o nosso estudo da palavra viva está maior, os alunos gostam muito e sempre perguntam quando terá mais.
Procedimentos
o A palavra a ser escolhida deve fazer parte do assunto que está sendo trabalhado. (nossa turma está trabalhando plantas, dentro desse tema o livro “A menina das borboletas” nos agradou muito, como queríamos focar as margaridas e não as borboletas, optou-se pela palavra MARGARIDA para o estudo).
o Pergunte para a turma, quantas letras precisamos para escrever MARGARIDA.
o Escolha ou peça para uma criança que escolha quem representará cada letra.
o A professora entregará para cada aluno uma letra (meia folha de papel sulfite com a letra escrita com caneta grossa).
o Os alunos organizarão a palavra.
o A professora pedirá que um aluno de cada vez mostre qual é a primeira letra (é para pegar na mãozinha da “letra” e conduzi-la um pouco mais a frente, para que todos vejam), outro aluno mostrará qual é a última letra, as vogais, as consoantes, contar as letras, separar as sílabas e observar quantas sílabas formou. É interessante chamar para realizar essas atividades os alunos que tenham mais dificuldades.
o Para concluir pergunte se tem como formar outras palavras com aquelas letras, os alunos que se prontificarem virão a frente um por vez organizar e todos lerão a palavra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
SUGESTÕES: O CASO DO BOLINHO Era uma vez um vô e uma vó. Um dia o vô acordou e disse: - Vá, minha velha, e faça um bolinho gostoso pr...
-
Essas atividades foram pensadas e elaboradas com a ajuda da professora Luciana Rosa. 1º momento – instigando a curiosidade A professora l...
-
OBSERVE AS FIGURAS E ESCREVA O NOME E AS CARACTERÍSTICAS DESSES PERSONAGENS FOLCLÓRICOS. OBSERVE AS FIGURAS ESCREVA TUDO O QUE ES...
Nenhum comentário:
Postar um comentário