sábado, 16 de abril de 2016

Todas as coisas tem nome - Parte I

Sugestões de trabalho que foi desenvolvido no ano de 2008 com a colaboração de Vanessa Passarelli, quando estávamos trabalhando com segunda série. O trabalho com a música levou três semanas. Coloquei alguns recortes das aulas, porém é importante ressaltar que foram trabalhados outros conteúdos, pois cada semana explorou-se um trecho da música e ampliou-se para outras áreas e outros textos. O professor é pesquisador é deve buscar as estratégias mais adequadas a sua turma, procurando enriquecer seu fazer pedagógico a fim de melhorar o envolvimento e o desempenho da turma.

obs- ainda não terminei de postar as atividades....

Entregue o texto ao aluno e dê um tempo para que ele possa ler


Gente Tem Sobrenome

                               Toquinho


Todas as coisas têm nome,
Casa, janela e jardim.
Coisas não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome:
Rosa, camélia e jasmim.
Flores não têm sobrenome,
Mas a gente sim.

O Jô é Soares, Caetano é Veloso,
O Ary foi Barroso também.
Entre os que são Jorge
Tem um Jorge Amado
E um outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido,
Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.

Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome,
Mas a gente sim.

Renato é Aragão, o que faz confusão,
Carlitos é o Charles Chaplin.
E tem o Vinícius, que era de Moraes,
E o Tom Brasileiro é Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xuxa,
Pelé e He-man.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também. 


  • Levantamento de hipóteses:
- Que texto é esse?

- Para que serve?
- Para quem se destina?
- Qual é o título? (circule de vermelho)
- Quem é o autor? (circule de azul)
- Qual é o assunto ? Do que será que fala?

  • Audição da música
  • Procura de palavras conhecidas - circular estas palavras e fazer uma lista
  • Importância do sobrenome - discussões e interpretação oral.
- Por que só gente tem sobrenome?
- É importante? Por quê?
- E coisas, objetos?

Estudo da palavra 

GENTE

1ª letra- 
última letras-

Vogais-
Consoantes-
Quantas letras?
Quantas sílabas?
Procure no texto palavras que tenham a letra G e escreva-as abaixo

Cruzadinha



Escolha três palavras e forme frases
Circule na frase as palavras que você escolheu

_______________________________________________________________

Alfabeto Móvel - A estratégia será a Multiplicação de palavras

s
o
b
r
e
n
o
m
e

 Sugestão de palavras:
Nome
sobre
sono 
soro
some
sobe
Nemo
boné
obeso
ombro
menor
remo
Sugere-se que se trabalhe com os nomes da turma. O docente pode elaborar um cruza nomes com os nomes da turma para que seja significativo....e abaixo peça para que os alunos coloque os nomes do cruza em ordem alfabética.

PESQUISA -  DEPOIS  DE  RESPONDER,  LEIA EM VOZ ALTA  E  LENTAMENTE  

1-      MEU  NOME  É _________________________________________________.
2-      TENHO ___________ANOS  DE IDADE.
3-      A  COMIDA  QUE  MAIS  GOSTO  É  _______________________________.
4-      MEU  BRINQUEDO  FAVORITO   É __________________________________.
5-      O  QUE  MAIS  GOSTO  DE  FAZER  É ________________________________.
6-      O  NOME  DO  MEU  MELHOR  AMIGO  É _____________________________.
7-      MEU  TIME  É  O ___________________________________________.




_____________________________________________________________________

Proposta 
"TODAS AS FLORES TÊM NOME: 
ROSA, CAMÉLIA E JASMIM.
FLORES NÃO TÊM SOBRENOME, 
MAS A GENTE SIM". 

Que outras flores existem?
Alfabeto Móvel- Lista de flores
Cruzadinha das flores



Caça-palavras

Caça-palavras :
FLORES - ORQUÍDEA  - MALMEQUER – HORTÊNSIA – ORQUÍDEA - ROSA  -  CRAVO –  GIRASSOL - GERÂNIO – MARGARIDA – BEIJO.

B
V
X
C
R
A
V
O
Z
L
M
A
R
G
A
R
I
D
A
Ç
K
W
Q
R
O
S
A
V
N
M
R
G
I
R
A
S
S
O
L
P
H
O
R
T
E
N
S
I
A
K
B
E
I
J
O
P
R
W
T
Y
Ç
M
A
L
M
E
Q
U
E
R
G
E
R
A
N
I
O
X
W
Z
P
W
O
R
Q
U
I
D
E
A
F
L
O
R
E
S
W
Ç
L
P



Escolha três palavras e forme frases

Circule na frase as palavras que você escolheu


Organizar uma dramatização entre os alunos


Estudo da palavra

MARGARIDA

1ª letra
Última letra-
vogais-
consantes-
Total de letras-
total de sílabas-


Multiplicação de palavras

M
A
R
G
A
R
I
D
A

Sugestão de palavras

Dama
dia
diga
grama
garra
gira
mar
amiga
amarga

Produção de texto Coletivo: O que as plantas precisam para viver

PROFESSOR- pesquise e traga para seus alunos textos que tratem de plantas e\ou flores

Produção de texto: Sequência de figuras
Interpretação da figura
1- Quem sabe o nome da menina da figura?
2- O que ela está fazendo?
3- O que aconteceu?
4- O que ela fez?
5-O que será que aconteceu depois?


  • O texto pode ser feito coletivamente, com a turma ditando para o professor a história, sendo que o professor deve salientar que para cada quadro é uma ideia, ou seja um parágrafo. No dia seguinte deve-se pedir a reescrita individual do aluno, a fim dele colocar no papel suas hipóteses de escrita.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Produção de texto