O porquinho feio
Era uma vez uma mamãe pata que tinha cinco filhotes. Quatro deles eram os patinhos mais lindinhos, fofinhos e amarelinhos que você pode imaginar.
Mas o quinto era cor de rosa, tinha focinho e um rabinho enrolado.
“Ele é muito crescido para a sua idade”, pensava mamãe pata. “Será que ele é um filhote de peru como todos dizem?”
Mamãe pata levou seus filhotes para a aula de natação no lago. Todos os patinhos pularam logo na água, até o cor de rosa, apesar de ele não nadar tão bem como seus irmãos.
“Bem, aquele patinho com certeza não é um peru!”, pensou sua mãe.
No dia seguinte, chegou a hora de grasnar. Mamãe pata soltou um QUAC e cada um de seus filhotes a imitou.
Mas, quando chegou a vez do patinho cor de rosa, no lugar de QUAC, ouviu-se ÓINC!
―Ele não é um pato! –gritaram todos. ―Ele é um porquinho feio, e não pertence ao nosso meio!
E, assim dizendo, enxotaram o porquinho dali.
Cansado, faminto e abandonado, o porquinho feio vagou durante vários dias em busca de um novo lar.
Mas nem o passarinho lhe dava atenção.
―Suma daqui, seu porquinho feio! – gritavam, assim que o viam.
Um dia, o porquinho feio chegou a uma fazenda, e viu alguns porcos.
Aproximando deles falou:
― Eu sei que sou um porquinho feio, mas será que posso ficar aqui, morando com vocês?
― Um porquinho feio?! – eles exclamaram.
―Você é o porco mais lindo que já vimos!
E, daquele dia em diante, ele viveu feliz para sempre.
(Sugald Steer – São Paulo: Brinque-Book,1999)
Contagem da história pelo aluno
Com a ajuda das figuras encontradas no blog: http://amagiadashistorias.blogspot.com
Os alunos contarão a história do porquinho feio. Pode-se utilizar as figuras para que eles façam a reescrita da história em um outro dia.
• Daremos um nome para a fazenda que o porquinho foi morar.
• Alfabeto móvel – com a ajuda dos alunos faremos uma lista de coisas (animais ou plantas) que podem ter na fazenda que o porquinho está morando.
• Estudo da palavra - PORQUINHO
1ª letra-
Última letra-
Vogais-
Consoantes-
Total de letras-
Total de sílabas-
Lista de palavras que tenham as sílabas:
POR -
QUI -
NHO-
Matemática
1- NA FAZENDA DO PORQUINHO-COR-DE-ROSA TEM UM LINDO POMAR.
OLHE O GRÁFICO E RESPONDA.
a. QUAL É A ÁRVORE FRUTÍFERA QUE TEM EM MAIOR QUANTIDADE?
R _________________________________________
b. E O QUE TEM MENOS?
R: ________________________________________
c. QUAL O TOTAL DE MANGUEIRAS E JABUTICABEIRAS?
R _________________________________________
d. QUAL O TOTAL GERAL DE ÁRVORES FRUTÍFERAS DA FAZENDA?
R ___________________________________________
2- SEU JOAQUIM MORA NA FAZENDA DO PORQUINHO COR-DE-ROSA E RESOLVEU FAZER UMA HORTA. NESSA HORTA ELE FEZ VÁRIOS CANTEIROS. LEIA A TABELA E RESPONDA AS PERGUNTAS.
a) O QUE MAIS TEM NA HORTA DO SEU JOAQUIM?____________
b) QUANTOS CANTEIROS SEU JOAQUIM FEZ DE PEPINO? _________
c) E DE RABANETE?____________________
d) QUAL A QUANTIDADE DE CANTEIROS QUE ELE FEZ?____________________
O POMAR É O LOCAL ONDE SE PLANTAM FRUTAS.
A HORTA É O LOCAL ONDE SE PLANTAM LEGUMES E VERDURAS.
3- LEIA AS PALAVRAS E DESCUBRA O QUE FOI PLANTADO EM QUAL LUGAR.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
SUGESTÕES: O CASO DO BOLINHO Era uma vez um vô e uma vó. Um dia o vô acordou e disse: - Vá, minha velha, e faça um bolinho gostoso pr...
-
Essas atividades foram pensadas e elaboradas com a ajuda da professora Luciana Rosa. 1º momento – instigando a curiosidade A professora l...
-
OBSERVE AS FIGURAS E ESCREVA O NOME E AS CARACTERÍSTICAS DESSES PERSONAGENS FOLCLÓRICOS. OBSERVE AS FIGURAS ESCREVA TUDO O QUE ES...
Nenhum comentário:
Postar um comentário