sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Interpretação de tabela

-    Veja a tabela dos preços dos alimentos

MORANGO(BANDEJA)
1, 80
LARANJA(QUILO)
1, 23
MAMÃO (UNIDADE)
2, 20
BANANA (DUZIA)
2,00

A)     O QUE É VENDIDO POR UNIDADE?

B)     O QUE É VENDIDO POR BANDEJA?

C)     SE EU COMPRAR 2 DUZIAS DE BANANA, QUANTO GASTAREI?

D)     QUAL O PRODUTO MAIS CARO?

E)      QUAL O MAIS BARATO?

F)      ESCOLHA DOIS PRODUTOS QUE VOCE COMPRARIA.

G)     QUANTO VOCE GASTARIA?


Alimentos

Leia as palavras do quadro.
alface
mandioca
mamão
maçã
couve
cenoura
beterraba
almeirão
banana

AGORA classifique as palavras CORRETAMENTE:
frutas
folhas
raízes













Quando ficamos velhos...

                Quando ficamos velhos

Ficamos velhos quando perdemos a curiosidade, a vontade de aprender, quando paramos de inovar ou  ter interesse em saber como funcionam as coisas.
Para termos uma sociedade viva, criativa, inovadora é necessário alimentar a curiosidade nos nossos alunos, incentivar a pergunta. Não querer apenas respostas, mas ajudá-los a aprender a elaborar perguntas. Se o aluno não entendeu devemos estar atentos e utilizar outras estratégias para que ele consiga entender, não matar a curiosidade do aluno, nem deixá-lo envergonhado por não entender a princípio.

Fonte: http://secretariamunicipalmarilia.blogspot.com.br/2013/02/lider-que-perde-interesse-em-aprender.html?spref=fb


Alfabeto móvel - Estratégias

ALFABETO MÓVEL

PREPARAÇÃO E SUGESTÕES

O trabalho com alfabeto-móvel é imprescindível no processo de alfabetização, é no jogo que o aluno se apropria de forma prazerosa de diversas competências necessárias ao seu desenvolvimento. Contudo deve-se saber utilizar desse material riquíssimo para que produza efeitos. Algumas dicas abaixo para potencializar essa atividade.
ü recorte a folha das letras do alfabeto;
ü cole numa folha de papel cartão;
ü espere secar e impermeabilize  com contact ou passe uma camada fina de cola e deixe secar;
ü recorte;
ü no verso de cada peça coloque o número do aluno;
ü para guardar são muitas as possibilidades, em latas ou potes de margarina; pode-se confeccionar sacolinhas de pano ou utilizar sacolinhas de plástico, aquelas utilizadas em festas de aniversário;
ü colocar o nome e número do aluno no pote ou sacolinha.

Utilizando a estratégia acima o aluno não perderá suas peças, pois se cair será fácil identificar quem é o dono, não misturando com as demais.
Há professoras que trazem todas as peças misturadas, joga na mesa e o aluno tem que se virar para encontrar as peças, gastando um tempo maior na atividade e não atingindo os objetivos propostos.
Existem regras que devem ser trabalhadas com os alunos para a utilização do jogo e uma delas é cuidar de seu alfabeto com carinho, pois irão utilizar por muito tempo; se encontrar pecinhas no chão, observar o número no verso e entregar ao dono; atender as orientações dadas e procurar fazer o melhor.
O início do trabalho é sempre com o aluno organizando seu jogo em ordem alfabética, existem vários tipos de brincadeiras para incentivar o aluno a participar. Eis algumas:

Ditado-mudo – uma criança vai a frente e imita um animal, após a descoberta cada aluno montará o nome do animal e após a leitura quem descobriu será o próximo a fazer imitação.

ü Objeto misterioso – pega-se um giz ou uma caneta grande. O aluno atribuirá um sentido a ele, por exemplo pega-se um giz e pergunta-se:
- O que é isso?
As crianças obviamente responderão que é um giz. A professora então fará de conta que está passando um batom com o giz e perguntará: - E agora, o que é? – quem acertar virá a frente inventar um outro objeto com o giz, e assim por diante.

Sorteio mágico – em uma caixa coloca-se as letras do alfabeto, pega-se uma letra qualquer e as crianças ajudarão a construir uma lista de palavras, pode ser de nomes próprios, ou de acordo com o tema que estiverem trabalhando.

Multiplicação de palavras – pega-se a palavra-chave, preferencialmente relacionado ao tema do dia, após a montagem da palavra guarda-se as letras que sobraram, as crianças tentarão descobrir outras palavras com as letras da palavra.


Produção de texto