domingo, 14 de julho de 2013

Alimentação - A sopa

Trabalho com panfleto de legumes ( esse panfleto pode-se pegar no mercado da região, um para cada aluno e que tenham legumes e verduras)

Após a entrega do panfleto para os alunos, elaborar perguntas tais como:

Quem fez?
Por quê?
Para quê?
Para quem?

Quais ingredientes você utilizaria para fazer uma sopa?
Recorte as figuras, separando as frutas, as verduras e os legumes.
Discussão sobre peso e preço dos alimentos.


Audição e leitura da música “A  sopa”, de Sandra Peres:



A SOPA

SANDRA PERES 


Que  que  tem na sopa do neném? 
Que  que  tem na sopa do neném?
Será que tem espinafre 
 será que tem tomate?
Será que tem feijão 
 será que tem agrião 
É um      é dois        é três!
 
Que  que  tem na sopa do neném? 
Que  que  tem na sopa do neném?
Será  que  tem farinha  
será que tem balinha?
Será que tem macarrão  
será que tem caminhão?
É um      é dois       é três!
 
Que  que  tem na sopa do neném? 
Que  que  tem na sopa do neném?
Será que tem rabanete  
será que tem sorvete?
Será que tem berinjela 
 será que tem  panela?
É um      é dois       é  três!
 
Que  que  tem na sopa do neném? 
Que  que  tem na sopa do neném?
Será que tem mandioca  
será que tem minhoca?
Será que tem jacaré  
será  que tem chulé?
É um      é dois       é três!
 
Que  que  tem na sopa do neném? 
Que  que  tem na sopa do neném?
Será  que  tem alho poró 
 será  que  tem sabão em pó?
Será  que  tem repolho  
será  que  tem piolho?
É  um      é dois       é três!
 
Que  que tem na sopa do neném?    

ESTUDO DO TEXTO

Que tipo de texto é esse?Qual o título?
E o nome do autor?
Para quem se destina esse texto?
Qual sua função?

Circule todas as palavras que você conhece e escreva-as no caderno.


Das coisas que estão na música, tem umas que vão na sopa do neném e outras que não vão. Vamos fazer uma lista do que vai na sopa do neném e outra do que não vai.


TAREFA - Pergunte para a cozinheira da casa como se faz uma sopa, depois escreva 10 ingredientes que são utilizados para fazê-la.


  • Alfabeto móvel – lista dos ingredientes da sopa do neném (ideal para o nível pré-silábico).

Observação – todas as fichas devem ser muito exploradas, colocando as palavras em ordem alfabética, separando as palavras em letras e sílabas, na formação de frases coletivas ou individuais. 

Audição da música: a sopa.
 
Leia com atenção esse trecho da música e perceba os sons.
 
Que que tem na sopa do neném? 
Que que tem na sopa do neném?
Será que tem espinafre  será que tem tomate?
Será que tem feijão  será que tem agrião 
É um      é dois        é três!”

Circule as palavras que rimam.

Palavras que rimam com:
Agrião-
Farinha-
Alho-
Rabanete-

Estudo da palavra: RABANETE


1ª letra –
Última letra –
Quantas letras?
Quantas sílabas?
Quais vogais?
Quais consoantes?

A LETRA R, TIPOS DE LETRA, NOME E SOM.(é papel do professor ensinar ao aluno como se escreve as letras, nesse caso a letra R maiúscula e minúscula, tanto na letra de forma, como na cursiva, também o nome da letra, ela se chama "erre", porém o seu som é "rrrrrr"- é importante explorar junto aos alunos que estão em fase de alfabetização o som das letras)

Se juntarmos o som do "rrrr" com o som da letra "a", vai virar "ra" que dá para escrever qual palavra? (os alunos devem ser instigados a participar da aula dando as respostas e ajudando a professora a escrever na lousa - ditando as letras da palavra para a professora)





(Sugestão de figuras: berinjela, abóbora, pimentão e cebola)


Coloque as palavras em ordem alfabética.
Escolha duas figuras e forme frases. 

DISCUSSÃO SOBRE O QUE É HORTA (TERRENO ONDE SE CULTIVAM VERDURAS) E POMAR (LUGAR ONDE SE PLANTAM ÁRVORES FRUTÍFERAS).
                     


Salada de sílabas: O  QUE TEM NA SOPA DO NENÉM? DESCUBRA.

TO
MA
Te
la
ES
Pi
NA
FRE
RE
PO
LHO
A
lo
MAN
DI
O
CA
RA
BA
NE


TOMATE  -  ESPINAFRE   -   REPOLHO   -      ALHO   -    MANDIOCA   - RABANETE  -   .
                         
Para colar: 

TOMATE  - MANDIOCA – ESPINAFRE - REPOLHO
 
LEIA COM ATENÇÃO:
 
 “Que que tem na sopa do neném? 
Que que tem na sopa do neném?
Será que tem rabanete  será que tem sorvete?
Será que tem berinjela  será que tem panela?
É um      é dois       é  três!”

*CIRCULE AS RIMAS E ESCREVA-AS NO CADERNO.


*observe bem a letra da música
 
Que que tem na sopa do neném? 
Que que tem na sopa do neném?
Será que tem mandioca  será que tem minhoca?
Será que tem jacaré  será que tem chulé?
É um      é dois       é três!

*CIRCULE O QUE NÃO TEM NA SOPA DO NENÉM.

*VAMOS REESCREVER UMA ESTROFE DA MÚSICA TROCANDO O NENÉM E AS COISAS QUE TEM NA SOPA.
 
Que que tem na sopa do __________________? 
Que que tem na sopa do ___________________?
Será que tem _____________  será que tem _______________?
Será que tem _______________  será que tem ______________?
É um      é dois       é três!

Matemática 
Pense bem


1- SEU  FRANCISCO  MORA  NO  SÍTIO  PRIMAVERA  E  RESOLVEU  FAZER  UMA  HORTA.  NESSA  HORTA  ELE  FEZ  VÁRIOS CANTEIROS. LEIA A  TABELA E RESPONDA AS PERGUNTAS.

Canteiros
Quantidade
RABANETE
3
PEPINO
4
CEBOLINHA
5
ALMEIRÃO
1
















a)      O  QUE  MAIS TEM NA HORTA DO SEU FRANCISCO?____________
b)      QUANTOS CANTEIROS SEU JOAQUIM FEZ DE PEPINO? ____________________
c)      E  DE RABANETE?____________________
d)     QUAL  A  QUANTIDADE  DE  CANTEIROS QUE ELE FEZ?____________________

DESENHE A HORTA DE SEU FRANCISCO.


              

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Folclore - alfabetização

·  Apresentação do livro: O bicho papão

· Multiplicação de palavras.

Apresentar a ficha e pedir para que contem quantas letras têm, quantas vogais e consoantes.

B
I
C
H
O
P
A
P
Ã
O

·        Os alunos descobrirão as palavras, e registrarão na lousa e em seguida no caderno. O aluno só irá até a lousa após os colegas terem montado a palavra e lido para a professora. Ao final colarão a palavra original: BICHO - PAPÃO 

Ex: bico - boca -papo - pia - pipa - boi ´boa - pai - pão

·  Os alunos escolherão, um de cada vez, uma das palavras descobertas e ajudarão a professora a formar frases (pelo menos três).


Trava-lingua



Passe para a letra cursiva

(peça para levantar a mão quem gostaria de ir à lousa - um aluno de cada vez vai até a lousa e copia um verso)

Esse trava-línguas fala do que?

Onde o sapo mora?

Onde ele sobe?

O sapo tem medo do que? Por qual motivo?

Estudo da palavra

SAPATO

1ª LETRA- 
ÚLTIMA LETRA-
VOGAIS-
CONSOANTES-
TOTAL DE LETRAS-
TOTAL DE SÍLABAS-


PALAVRAS COM

S-
A-
P-
A-
T-
O-

SA-
PA-
TO-

Responda rápido:

Começa com  a  letra S

NOME______________
COMIDA_____________
ANIMAL___________________

OBJETO ___________________



Folclore- produção de texto

OBSERVE AS FIGURAS E ESCREVA O NOME E AS CARACTERÍSTICAS DESSES PERSONAGENS FOLCLÓRICOS.
OBSERVE AS FIGURAS ESCREVA TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Folclore


folclore

Folclore é o conjunto de tradições populares que se exprime  por meio de danças, provérbios, canções, lendas, comidas típicas, crendices, divertimentos e festas típicas.
         O folclore é muito rico e é representado pelo entrelaçamento das tradições portuguesas, indígenas e africanas, acrescidas das tradições folclóricas trazidas pelos imigrantes.

f
o
l
c
l
o
r
e
W
d
a
n
ç
a
S
w
q
k
w
q
c
a
n
ç
õ
e
S
l
e
n
d
a
S
w
y
q
y
w
x
f
e
s
t
a
s
c
o
m
i
d
a
S
w
x
i
n
d
í
g
e
n
a
s


* Após a leitura é importante explorar bem o texto, além de questionar sobre que tipo de texto é pergunte aos alunos e peça exemplos das palavras grifadas, a fim de ajudá-los para a próxima atividade, que pode ser realizada tanto em sala como em casa.



1.      Esse texto trata de qual assunto?
2.      Qual a função desse texto?
3.      Esse texto é:

(  ) uma carta
(  ) uma lenda
(  ) uma receita
(   ) um texto informativo

4- Dê exemplos de:

festa folclórica-
lenda-
música-
comida típica-

5- Estudo da palavra - FOLCLORE

1ª LETRA-
ÚLTIMA LETRA-
VOGAIS-
CONSOANTES-
TOTAL DE LETRAS-
TOTAL DE SÍLABAS-

Faremos lista coletiva de palavras que terminem com o som de:
AL-
EL-
IL-
OL-
UL- 


Conte quantas palavras tem cada verso desta quadrinha

Quadrinha

Você me chamou de feia,
Eu não sou tão feia assim,
Conheço gente mais feia,
Que tem inveja de mim.

Leitura, contar palavras, circular as rimas

Brincando de rimas

Feia rima com_______________
Gente rima com ______________
Mim com __________________


Leia a parlenda

PEDRINHA

Pisei na pedrinha, 
A pedrinha rolou 
Pisquei pro mocinho, 
Mocinho gostou 
Contei pra mamãe 
Mamãe nem ligou 
Contei pro papai, 
Chinelo cantou.



1- Circule as rimas.
2- Escreva as palavras que você circulou


Mais uma parlenda

Jacaré foi ao mercado
não sabia o que comprar
comprou uma cadeirinha
para comadre se sentar
A comadre se sentou
A cadeira esborrachou
Jacaré chorou, chorou
O dinheiro que gastou


Responda rápido


1-      Quem comprou a cadeirinha?
2-   O que aconteceu com a cadeirinha?
3-   Por que o jacaré chorou?
4-   Circule todas as palavras que terminam com OU.
5-  Escolha duas destas palavras que você circulou e forme frases.

Produção de texto